Para você que é sempre chamada de grossa
- Marielly Andrade - Lugar de Mulher.Ceo
- 19 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
3 dicas para conseguir se comunicar de forma direta, clara e sem parecer agressiva.
A primeira coisa que a gente precisa dizer é que se você for uma mulher que tem uma postura mais direta, dominante e assertiva, certamente vai ser confundida como agressiva, grossa ou difícil de lidar. Isso acontece porque as mulheres são mais avaliadas negativamente do que os homens são por exercer o mesmo comportamento.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Columbia, conhecida pelo nome de Heidi & Howard Experiment mostrou que ao comparar perfis de profissionais de sucesso com as mesmas características, as pessoas embora reconheçam a competência de ambos (homens e mulheres) tendem a gostar de homens que são diretos e obstinados, como seria o caso do Howard, mas julgam como desagradáveis quando essas características são atribuídas a uma mulher.
Dito isso, como não dá para esperar que as coisas fiquem mais equalitárias, que essa informação nos sirva para lembrarmos de que precisamos de mais ferramentas para ajustar a nossa comunicação e transpor esses obstáculos. É por isso que compartilho agora 4 dicas para conseguir se comunicar de forma assertiva:
Use "eu" em vez de "você"
Ao expressar suas preocupações ou opiniões, tente começar suas frases com "eu" em vez de "você". Isso ajuda a tornar a comunicação menos acusatória e mais centrada em suas próprias experiências e sentimentos.
Por exemplo, em vez de dizer "Você nunca me escuta", você poderia dizer "Eu sinto que às vezes não sou ouvido".
Seja clara e específica
Evite generalizações e seja específica ao descrever seus sentimentos ou a situação em questão. Quanto mais detalhes você puder fornecer, mais fácil será para a outra pessoa entender o que está acontecendo e responder de maneira apropriada.
Em vez de dizer "Você sempre faz isso", você pode dizer "Na última semana, percebi que isso aconteceu três vezes".
Pratique a escuta ativa
A comunicação assertiva não se trata apenas de expressar suas próprias opiniões, mas também de ouvir os outros de forma atenta. Mostre interesse genuíno no que a outra pessoa está dizendo, faça perguntas para esclarecer pontos e evite interrompê-la.
Quando as pessoas se sentem ouvidas, é provável que respondam de maneira receptiva à sua comunicação assertiva.

A assertividade envolve expressar seus pensamentos e sentimentos de maneira direta e respeitosa, sem ser passivo demais (evitando conflitos) ou agressivo demais (criando conflitos). Uma boa líder consegue ajustar a sua comunicação para o que cada situação e perfil precisa, esse é uma das habilidades mais importantes na liderança.
Espero que essas dicas lhe sejam úteis para refinar seu posicionamento e melhorar os seus relacionamentos.
Vamos juntas!



Comentários